quinta-feira, 23 de maio de 2013

AS 10 LIVRARIAS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO


Depois do sucesso do post “As 12 bibliotecas mais incríveis do mundo”, fomos atrás das livrarias que merecem destaque e um lugarzinho especial em nosso coração. Afinal, leitor que é leitor não consegue ficar afastado de uma loja de livros por muito tempo! Em sua próxima viagem não se esqueça de colocar uma dessas livrarias em seu roteiro. E preparem-se para a boa notícia: duas dessas beldades da arquitetura estão no Brasil. Tome nota!


As 10 Livrarias mais incríveis do mundoClassificada como a livraria mais bonita do mundo pelo The Guardian, a Boekhandel Selexyz Dominicanen, na Holanda, fica localizada dentro de uma igreja dominicana do século XII. A estrutura gótica foi conservada e adicionaram apenas as grandes estantes para guardar a vasta seleção de livros. Em segundo lugar, encontramos a Livraria El Ateneo, na Argentina, que foi construída no Teatro Grand Spendid, reconhecido pelas grandes apresentações de tango, é claro! Sua beleza é inegável.
Não muito longe, na cidade do México, encontramos uma livraria bem diferente. A El Pendulo, além de livraria, também é bar e café e possui uma decoração inusitada formada por grandes prateleiras, milhares de livros, e … plantas! Seguindo uma linha ainda de maior excentricidade, temos a Livraria Cook and Books. Nela é possível encontrar livros pendurados no teto e mesas em formato de carros de época. Aliando o prazer de ler e o de degustar uma boa refeição, ela se transformou em um dos maiores centros turísticos de Bruxelas.

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

A verdade seja dita: a escadaria da Livraria Lello e Irmão, em Portugal, não é de tirar o fôlego?! Não só por seu tamanho, como também por sua beleza. Dizem por aí que ela até inspirou as escadarias de Hogwarts, a escola de bruxos da série Harry Potter. E não é que é mesmo parecida!
Já a histórica Shakespeare and Company nasceu no centro de Paris, em 1919, e foi fundada pela americana Sylvia Beach. A livraria recebeu visitas de grandes escritores como Ernest Hemingway, Ezra Pound e F. Scott Fitzgerald. Com a invasão dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi fechada. Mas, felizmente, em 1951, George Whitman abriu uma nova livraria e a batizou com o mesmo nome. Hoje é considerada a livraria mais charmosa do mundo e possui mais de 8 mil títulos!

As 10 Livrarias mais incríveis do mundo

Se por um lado o museu Palazzo delle Esposizioni, em Roma, exibe uma arquitetura neoclássica, a livraria dentro dele, a The Bookàbar Bookshop, não tem nada de clássica e possui um estilo bem mais moderno. Ela ocupa um espaço de mais de 450 metros quadrados repleto de livros sobre arte, arquitetura e design. Outra livraria de estilo bem moderno é a Poplar Kids Republic, na China. Construída para o público infantil, a livraria possui mais de 3 mil exemplares ilustrados e também oferece cursos de arte e recreação para a criançada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário